Criação, e não divisão do MS

A criação de Mato Grosso do Sul é resultado de um processo histórico que se iniciou muito antes de sua oficialização em 11 de outubro de 1977. Desde o início do século XIX, já existiam debates sobre a necessidade de uma nova divisão territorial na então província de Mato Grosso.


A criação de Mato Grosso do Sul é resultado de um processo histórico que se iniciou muito antes de sua oficialização em 11 de outubro de 1977. Desde o início do século XIX, já existiam debates sobre a necessidade de uma nova divisão territorial na então província de Mato Grosso. A primeira proposta formal de divisão remonta a 1839, quando, devido à grande extensão do território e às dificuldades de administração, começou-se a discutir a criação de uma nova unidade federativa no sul da província.

 

Ao longo das décadas, os interesses políticos, econômicos e geográficos da região Sul, com sua economia agrícola emergente e proximidade com estados mais desenvolvidos, reforçaram a necessidade de uma nova divisão. No entanto, não houve apoio suficiente para a aprovação da ideia até meados do século XX, quando o desenvolvimento econômico, o crescimento populacional e as distâncias entre o norte e o sul do estado fizeram com que o movimento separatista ganhasse mais força.

 

É importante ressaltar que a criação de Mato Grosso do Sul, oficializada em 1977, não foi um ato de divisão, mas de criação de um novo estado. A medida não implicou a separação de um território existente, mas sim o reconhecimento das diferenças e necessidades regionais que justificaram o desmembramento e a criação de uma nova unidade federativa com identidade própria. Com capital em Campo Grande, o novo estado passou a trilhar seu próprio caminho de desenvolvimento, valorizando suas potencialidades e características regionais.

 

A criação de Mato Grosso do Sul foi um passo importante para o equilíbrio administrativo e econômico do Brasil, garantindo à região sul de Mato Grosso mais autonomia e a oportunidade de desenvolver-se de acordo com suas características e demandas específicas. Desde então, o estado tem se destacado no cenário nacional por sua contribuição à agricultura, pecuária, biodiversidade e riqueza cultural.


Endereço: , - - Bairro: - CEP: - Campo Grande/MS

Desenvolvido por EquipeA Lojas Virtuais